O que é Coach?

Imagine uma profissão que algumas pessoas não conseguem entender e dizem que eu vendo vento engarrafado, outras entendem parcialmente, dizem que é importante, que eu vou ganhar muito dinheiro com isso, mas ele próprio não precisa, quem precisa é o sócio dele, ou o vizinho ou alguma outra pessoa…

Agora, quando a pessoa entende, a face dela muda, ela fica encantada e me diz: “Nossa… eu quero um coach, eu quero ser um coach.” E assim começa o processo de sonhar, se programar e agir.

Neste ponto eu digo para você que as pessoas do primeiro e do segundo grupo precisam de um bom coach e as pessoas do terceiro grupo merecem um bom coach. Ou seja… Você ainda não tem um coach?

Você pode dizer que eu não soube explicar direito e por isso muitos não entenderam.

Então vamos lá, eu explico e você me avalia.

Normalmente, no dia a dia as pessoas se distraem com a rotina de resolver problemas e se esquecem de conquistar seus sonhos e ao mesmo tempo recebem muitas mensagens subliminares desmotivadoras.

Imagine-se (você) garantindo profissionalmente que uma pessoa tenha melhores resultados e mais sucesso, mesmo que ela já tenha sucesso. Você vai extrair dela uma visão clara e desafiadora de onde ela quer chegar. Estabelecerá metas de curto e longo prazo, desenvolverá um plano de ação junto com ela e fornecerá ferramentas e estratégias para o sucesso.

A partir daí, irá acompanhá-la neste percurso e irá treiná-la, inspira-la, desafiá-la, fazê-la ver as amarras que a impede de ter um sucesso espetacular.

Você não vai ser um consultor nem assessor, não vai dizer o que ela tem que fazer e nem fazer por ela, ela tem que querer, ela escolhe, ela aprende e ela faz. Você vai mantê-la focada, você vai cuidar dela.

Não vai ser psicólogo, não vai fazer terapia, mas vai fazer ela se dar conta de como ela age, o que ela fala e pensa, vai focar no futuro.

Vai oferecer profissionalmente uma visão externa da situação. Esta nova perspectiva será muito enriquecedora para seu cliente. Irá dizer a verdade e a realidade, mostrar as mudanças necessárias mesmo com todo desconforto que isso pode causar.

Esta atividade envolve ação. Só pensamento positivo leva positivamente a nada.

Lembre-se que é profissional e existem técnicas para tudo isso.

O que me leva ao ponto final. Um bom coach se conhece pelo resultado que traz e tem que ser um grande resultado. Se alguém fala, fala, fala, desfila um monte de teoria comportamental, mas traz resultado pobre, ele não é um bom coach, é talvez um bom palestrante, está em outra profissão.

O palestrante é um profissional valoroso, que tem compromisso com o conteúdo e qualidade da palestra. O coach tem compromisso com o resultado do cliente.

Ser coach é uma profissão fantástica, eu adoro.

O que você acha?

Anúncios