Escassez ou Abundância?

escassez-ambundancia-bluebus              Nossa mente torna algumas atividades automáticas para facilitar a lida com os desafios diários da vida.

Muitas vezes não sabemos o porquê de alguns de nossos comportamentos.

Algumas destas atividades automáticas estão relacionadas ao que é chamado de  “paradigmas” que , traduzindo, seria “o que se diz a respeito de algo” ou “modelo a ser seguido”.

Hoje vou falar do Paradigma da Abundância e Paradigma da Escassez.

As pessoas têm um ou outro destes paradigmas em sua mente inconscientemente e agem de acordo com isso.

No Paradigma da Abundância acredita-se intimamente que o universo é abundante e generoso, onde todos podem atingir qualquer sonho desde que se empenhe para isso. Esta pessoa é empreendedora, generosa, proativa, meritocrata e otimista e pratica o ganha-ganha. Isto não só financeiramente, mas em todos os aspectos e atividades da vida.

                No paradigma da escassez, acredita-se intimamente que os recursos do universo são escassos, que não há recursos suficientes para todos e que se alguém tem mais que o outro é porque roubou e enganou. Pratica o ganha-perde ou até o perde

                Estas pessoas são mesquinhas e avarentas, culpam aos outros pelo seu insucesso, não conseguem produzir e nem criar nada, simplesmente porque não acreditam e, pior, têm impulso de furtar o que é dos outros, pois entendem que em algum momento, mesmo sem saber, lhe foi roubado algo.

Pense um pouco, em qual paradigma sua vida se baseia?

Anúncios