Descobrimento do Brasil

Hoje comemorDescobrimento do Brasilamos aniversário do descobrimento do Brasil, que é a chegada oficial dos portugueses a esta terra. Confesso que vi muito menos comemoração do que jugo que seria saudável para uma nação. Seria vergonha? Desinteresse? …?

Ouço muito dizer que passados 500 anos não aprendemos a ser uma grande nação, o governo não consegue entregar à população o que lhe é de direito, é corrupto e caro, etc.

Esta é a famosa situação de depositar nos outros a própria culpa. Para ser objetivo (curto e grosso) a culpa é nossa, somos irresponsáveis, não tomamos as rédeas do nosso destino. Já falei isso várias vezes neste blog.

Para quem acha que evoluímos pouco nestes 500 anos eu digo que na verdade involuímos. Vou dar um exemplo de 500 anos. No início da colonização a coroa portuguesa não estava muito preocupada em prover as necessidades da população daqui e estas pessoas de então tinham que se organizar para não perecerem.

A comunidade se organizava, se associava e, por exemplo, fundava e mantinha Santas Casas para atendimento à saúde . A Santa Casa de Olinda é de 1539, a de Santos é de 1543. Um exemplo fantástico que considerando o tamanho da população e do problema atual não conseguimos replicar à altura.

Poderíamos usar este exemplo também para a educação, segurança, geração de renda, segurança e até para exercer controle sobre governantes.

Mas para isso é necessário ser responsável e parar de ficar só reclamando, ou pior, se distraindo com novela, futebol, carros, bolsas, para sobrar neurônios que possam ser recrutados para este nobre fim. É … temos muito a descobrir…

Anúncios