Como aumentar a produtividade na minha empresa?

A maioria dos artigos que se encontram sobre produtividade pessoal na internet está relacionando, exclusivamente, aos profissionais que trabalham em uma empresa onde não são donos do negócio. No entanto, a produtividade para qualquer profissional, seja ele empresário ou funcionário, é pautada na atitude e filosofia de vida do ser humano. Neste caso, cada indivíduo deve encontrar a melhor maneira de ser mais produtivo, independente do seu ramo.

Aos empresários, que, por sua vez, tem um cotidiano estressante, pautado em inúmeras decisões importantes, é imprescindível ser um profissional produtivo, isto é, ter disciplina e autocontrole da agenda, transmitindo estas habilidades aos funcionários, assim, terá mais tempo para delegar e assumir uma posição estratégica de mercado na própria empresa.

É muito importante identificar quais são os hábitos que o tornam improdutivo, que fazem do profissional uma pessoa altamente desorganizada, influenciando o comportamento de todos em sua volta e os resultados financeiros da empresa. (Como administrar melhor o tempo?)

Um exemplo disso é a falta de objetivo para um determinado assunto, como por exemplo, foco das atividades do departamento de vendas, a qual faz o empresário e seus vendedores trabalharem mais e sem nenhum foco.

É importante sempre questionar:

Por que estou pedindo isso? O que eu quero realmente com esta ação? Minha equipe está capacitada para executá-la? Eles sabem exatamente o que eu quero com isso? Qual o prazo? Após atingir o objetivo, qual será o próximo passo?

Outro ponto que podemos identificar aqui é o constante envolvimento dos compromissos pessoais com os profissionais. O empresário tem dificuldades em separar agendas e acaba prejudicando sua relação com a família, especialmente os filhos.

Ninguém é super-herói, é preciso ter em mente a hora de parar e relaxar o corpo e a mente.

Resultado: Empresários estressados que abusam da autoridade sem se preocuparem com a qualidade de vida dele e nem do funcionário. Erros sucessivos trazem a falta de visão estratégica, o clima na empresa torna-se insuportável, aumento da taxa de turnover, queda dos resultados.

Você acredita nisso? O que mais pode prejudicar a produtividade do empresário?

Anúncios