Oportunidades e Adaptação

Convido a todos para pesquisar o significado do termo oportunidade no dicionário. Após leitura, vamos identificar a parte em que diz “ocasião favorável”. Podemos dizer que é um acontecimento onde as ações podem nos beneficiar. Concordam? “Tive uma grande oportunidade na empresa e subi de cargo em 6 meses”, disse meu cliente em meu escritório de Business Coach em Limeira – SP. É claro que fiquei feliz, pois acompanhei todo seu processo de carreira, obstáculos, oportunidades, pontos fortes, enfim. Assim como ele, eu estava satisfeito.

Mas agora eu quero questioná-lo no seguinte ponto:

Você saberia me dizer quais são as oportunidades que você ganha por causa dos seus pontos fracos?

Um momento, Helder Ponto fraco x oportunidade? Que negócio é esse?

Sim! Por que toda oportunidade deve ser um bom negócio?

Vamos trazer essas dúvidas para nossa realidade. Voltando ao meu cliente, vou chamá-lo de Pedro, após algumas semanas, ele comentou a seguinte situação: “Helder, virei gerente em apenas 6 meses de empresa e não sabia o grau da dificuldade que a minha equipe se encontrava. É totalmente diversificada, desorganizada, desmotivada, incapacitada de realizar qualquer tipo de projeto! Absurdo! Além de me darem o cargo sem ao menos me orientar, o que devo fazer, o que esperam de mim, por que me colocaram lá…”

Se você leu este texto até aqui e compreendeu o conceito do artigo, vai saber o que pensei na hora.

Que grande oportunidade!

É claro que o Pedro descobriu isso sozinho e conseguiu absorver este aprendizado, mas a oportunidade de aprender a gerenciar pessoas, trabalhar com perfis diferentes dentro de uma equipe (por sinal, ótimo tema, hein?), capacitá-los, perfil de liderança forte, foi semeada dentro dele. Se ele não tivesse caído esta “bomba” em seu colo, logo de cara, ele nunca seria um profissional adequado para aquele cargo.

Você pode estar me perguntando agora: “Helder, o Pedro não foi treinado e orientado para assumir seu novo cargo… e aí?”

Realmente, mas sabe qual foi a oportunidade que o Pedro ganhou neste ponto?

“Possibilidade de visão sistêmica, em longo prazo, identificar problemas intangíveis, pró – atividade em sugerir novidades nos procedimentos já estabelecidos, criando novos conceitos, em cima de modelos que não foram definidos.

Veja que sensacional esta “equipe trágica”, juntamente com a gestão sem orientação na vida do Pedro!

Finalizo com a pergunta inicial:

Você saberia me dizer quais são as oportunidades que você ganha por causa dos seus pontos fracos?

