Como obter melhores resultados em 2012?

Início do ano é a hora de mudanças de atitudes e reflexões internas que podem e devem ser feitas a todos os momentos. O “Ano Novo” é apenas uma desculpa para postergar uma ação.

Muitas pessoas prometem metas grandiosas, outras, apenas passam um pano úmido na meta do ano anterior, com a confiança que irá conseguir realizar desta vez. Já irei adiantar: A possibilidade de dar errado novamente é grande.

Você deve achar que estou sendo pessimista? Não, apenas precisamos pensar alguns pontos antes de sair disparando metas, desejos sem planejamento ou, até mesmo, sem foco e valores determinados.

A primeira questão que peço para você analisar: Quais são os principais valores em sua vida?

Já os listou num papel? Já decorou? As ações, atitudes, decisões que realiza são condizentes? Já refletiu que muitas vezes seus objetivos não batem com seus valores, te levando automaticamente para um fracasso.

Agora pare e pergunte: O que estou fazendo para as pessoas se sentirem em harmonia ao meu lado? Famílias, empresas, são feitas de pessoas. Como está seu relacionamento com elas? Como está o seu equilíbrio? Físico, Mental, Emocional e Espiritual? Você dá importância a todos eles de maneira correta?

Feito isso, neste momento, você pode estar dizendo: “Minha vida poderia ser diferente, as coisas poderiam ser melhores para mim”. Certo. Então, mais uma pergunta: Como seria sua vida hoje se ela fosse diferente? O que seria diferente?  Quem sabe o que quer na vida, responde isso em menos de 5 segundos. Se você pensar muito antes de responder, não está preparado para mudanças.

Como você quer mudanças em sua vida se não sabe o que é o melhor para você?

“Helder, eu tenho muitos problemas na minha vida. Você não faz ideia”. Querido leitor, eu imagino. Mas me ajude em mais uma questão:

“Houve algum tempo em sua vida em que esse problema não existia? O que aconteceu para ele existir? Depende de você, apenas, para solucioná-lo?”.  

Volte no seu passado. Pense num problema sério que você conseguiu resolver e ficou orgulhoso por isso. Pergunte: Como estava me sentindo na época? Eu tinha foco? Sabia o que eu queria? Quais eram meus pontos fortes?

Perguntas simples de serem respondidas? Tente. Mas escreva num papel, no seu smartphone, tablet, não quero isso na sua cabeça. Aproveite este momento, faça sua reflexão, marque uma reunião na sua agenda com você mesmo e defina suas prioridades. Liste algumas coisas, como por exemplo: Quais são meus talentos que as pessoas reconhecem? O que eu quero alcançar para minha vida pessoal e profissional? Quais as tarefas na minha vida que não possuem importância, não são urgentes e ajudam pouco na realização do meu objetivo principal ?

Lembre-se: Você não alcançará nenhum objetivo se você não estiver em paz consigo mesmo. Domine sua mente, seu corpo, seu espirito e suas emoções e parta para suas realizações.

Tenha um ótimo ano!

 

