EXTRA, EXTRA LIMEIRA

Falando da prisão da esposa do prefeito e toda sua família, uma coisa que chama a atenção é o delírio da torcida, parece final de campeonato e chega a rivalizar com a final da Copa do Mundo.

Acredito que para o GAECO ter feito o que fez deve estar muito bem amparado documentalmente, de qualquer forma ainda não houve julgamento, então vou falar de forma genérica, até porque acho que este tipo de coisa acontecem em muitos (muitos ) municípios e o privilégio de Limeira é ter sido um dos primeiros a ter a oportunidade de atuar sobre o problema. O estado de São Paulo possui 645 municípios, pegando-se uma prefeitura por ano, Limeira é privilegiada, imagine esperar 640 anos para pegar os corruptos de sua cidade.

Dentre as manifestações que foram feitas gostei de duas perguntas: “Quantas horas ficarão presos?” e “Quem será que eles deixaram de pagar?” Ótimas , não? Eu acrescentaria mais uma: “Para que existem algemas se elas não são usadas?”

O GAECO tem sido genial, prender a família é um movimento muito inteligente, eu acho que até Cheque Mate. É fácil fugir quando apesar do que foi feito a família fica “…muito bem, obrigado!” , acredito que quem não liga para leis, ética, caráter, eleitores e nem Deus, deve amar seus filhos (senão não é gente) e não vai fugir.

Quanto àquele que não sabia de nada e foi o último a saber, resta o amor. Em relação ao amor, fico imaginando uma esposa que acumula vinte milhões, ou dez, ou cinco, que seja, sem o marido saber do fato e muito menos como conseguiu isso e continua com o mesmo marido sem abandoná-lo, isto é que é amor! O mínimo que esta esposa merece é que seu marido a acompanhe à delegacia.

Ainda de maneira geral sobre os casos de corrupção que estão por serem revelados, sinto falta de uma imprensa local investigativa, mesmo depois da prisão e não apenas que faça transcrição do BO, sabe por quê? Porque nada vai ser divulgado pela justiça, pois se teme que mais pessoas vão aprender a fazer. Este tipo de informação é privilégio apenas para alguns “iniciados”, entende? E esquece-se da prevenção.

Espero também que não se faça mais o absurdo de congelar verba de projetos quando se inicia uma investigação de desvios. Primeiro porque a maioria é honesta, depois os orçamentos são apertados e um mês que seja sem repasse é um desastre e pode comprometer o serviço e a prestação de contas. Finalmente porque inibe a denúncia, pois um honesto que recebe uma proposta indecente não denunciará irregularidade com medo de ficar sem verba durante a investigação.

Finalmente clamo ao povo que assumam sua responsabilidade não façam apenas “panelaço”. Tomem as rédeas do governo, comecem lendo as leis e participando organizadamente em grupo. Quem é que elege político?

Vocês sabiam que o grupo de pessoas que poderão se eleger em outubro de 2012 já está fechado? Pois é, a data limite de filiação partidária para a próxima eleição já passou.

Vamos acordar?


Anúncios