Lição de Casa

Contabilidade, final de Ano, PlanejamentoBom meus amigos, o final do ano está perto e todos estão pressentindo a chegada do turbilhão de dezembro, as demandas, negócios de final de ano, metas, prazos, confraternizações, festas e “PLIMMM” -> 2012.

Quem não planejou 2012? Informo que estão atrasados. Estão na zona de conforto e correm um sério risco de continuarem mais um ano do mesmo jeito, se tudo der certo.

“- Mas eu não tenho tempo!”, dizem. Pois é, se não planejar vai continuar sem tempo e sem outras coisas que talvez ainda não tenha percebido.

Hoje eu vou por mais lenha na fogueira.

Em primeiro lugar lembre-se que 80% dos negócios fecham em até 5 anos e que os 20% restantes provavelmente tenham os mesmos problemas, apenas não fecharam.

É muito fácil encontrar empresário que não dá importância a uma contabilidade bem feita e não conhece os próprios números. Já não é fácil conduzir uma empresa conhecendo os números, sem conhecê-los é impossível.

Muitos acham que contabilidade é um custo e um trabalho a mais criado pelo governo para poder tributar. Grande engano, contabilidade é a principal ferramenta de gestão de um negócio. Você sabe usá-la?

Neste caminho inicia-se um negócio informal sem contabilidade e “vai tocando”. O governo quer todos na formalidade e quer arrecadar, então ele faz a lição de casa, estuda a contabilidade das empresas e propõe um tipo de tributação baseada no faturamento da empresa que “simplifica a conta”.

Há então uma adesão em massa, os informais passam a ser formalizados, muitas entidades empresariais e de fomento festejam e querem até ser o “pai da criança”.

OBA! OBA!

Continua… 😉

Anúncios