Persistência e Teimosia

As pessoas de sucesso sabem que uma das chaves para realizar sonhos é a persistência. A persistência é um componente temporal do sucesso. Quem é persistente já é uma pessoa de sucesso, apenas precisa esperar o tempo necessário.

Precisamos, porém, conseguir identificar seu aspecto negativo e desviar dele. Estou falando da teimosia.

Qual a diferença entre persistência e teimosia?

Primeira coisa, a saber, é onde a teimosia cresce. Ela cresce na nossa zona de conforto, no nosso jardim. Somos teimosos por natureza, pois desta forma, é mais confortável.

A principal característica da teimosia é a atitude de fazer sempre a mesma coisa e querer um resultado diferente. Achar que a culpa do próprio insucesso é de outras pessoas.

Ser teimoso é ser rígido e imóvel, querer que tudo e todos sejam perfeitos, “igual a ele”, se negar a evoluir e querer tudo de imediato e como não consegue isso desiste, mas mantém a pose.

A pessoa persistente é o inverso. Primeiro ela tem um sonho ou objetivo. Possui um conjunto de estratégias e alternativas e vai colocando em prática sistematicamente cada uma até encontrar a que funciona melhor. Busca melhorar a cada dia. É capaz de esperar maturar o empreendimento.

Entende a característica dinâmica das coisas e se adapta a isso. É responsável pelos próprios resultados. Busca contagiar os outros com seu sonho e é capaz de liderar seus parceiros.

Persista!

Anúncios