Escada do Aprendizado

Neste texto vou falar de algo que é meu tesouro, mostrarei como se aprende, como se muda uma vida inteira, para que você possa sair da mesmice e avançar indefinidamente, alcançando tudo o que se quer, saindo de sua zona de conforto. Veja:

Tudo o que aprendemos na vida é como subirmos uma escada de quatro degraus. Vou usar como exemplo aprender a dirigir um automóvel.

O primeiro chama-se degrau da “Inconsciência e Incompetência”, somos inconscientes, pois desconhecemos o assunto e incompetentes por não sabermos por em prática. No início é um mistério total, admiramos quem faz, mas não sabemos fazer.

O segundo degrau é o da “Consciência e da Incompetência”, ocorre quando recebemos uma carga teórica sobre o assunto, mas ainda não colocamos em prática. Ao entrar na “auto-escola” te explicam os movimentos, técnicas e sinais que são necessários para conduzir um carro.

O terceiro degrau chama-se “Consciência e Competência”, aqui sabemos a teoria e colocamos em prática, porém precisamos pensar para fazer as coisas. Neste momento, com grande ansiedade, você pratica pela primeira vez e o carro saia dando trancos, às vezes o motor morre, é necessário se concentrar para trocar a marcha, pisar na embreagem e mudar a alavanca com alguma sincronia. Olhar no espelho retrovisor ou para o lado é algo torturante, pois tem que desviar o olhar do que vem pela frente.

Finalmente temos o quarto degrau: “Inconsciência e Competência”, aqui já praticamos repetidamente tantas vezes que hoje fazemos automaticamente, nem precisamos pensar para fazer as coisas. Você vai de um lugar a outro sem pensar durante o trajeto.

Havia outros dois elementos envolvidos, lembre-se que você só conseguiu isso por ter alguém ao seu lado orientando, seu instrutor, Professor ou treinador e por ter um Grande Objetivo a ser atingido que o motivava a “pagar todos os micos” e percorrer os quatro degraus, um grande prêmio que é o que representa o automóvel em nossa cultura: status e liberdade.

Sem estes dois elementos noventa por cento das oportunidades de aprendizado não passam do segundo degrau, quando você tem uma idéia, lê um livro ou assiste a um seminário, por melhor que seja.

Sem um Professor e um Grande Objetivo provavelmente você não teria enfrentado e vencido este estresse do aprendizado.

Quem está de fora olhando pode até rir, mas é imaturidade, quem tem maturidade sabe que todos passam por isso e que estão aprendendo e crescendo dia a dia.

Seu desafio para crescer é responder a essas perguntas:

  • Onde eu quero chegar?
  •  O que eu preciso aprender?
  • Quem vai me treinar?
Anúncios