Você quem constrói sua equipe

Certo dia um cliente iniciante de coaching me disse o seguinte:

“Helder, acho que meus empregados não se importam com meu negócio, são desmotivados e não tem o desempenho que eu gostaria que tivessem.”

Isto me fez relembrar do tempo em que ainda estava na faculdade de medicina passando pelo estágio da pediatria quando eu percebi o quanto as atitudes e comportamentos da mãe condicionam e influenciam nas atitudes e comportamentos da criança.

Adivinhe? Ocorre a mesma coisa nas empresas.

As atitudes e comportamentos do empresário influem e condicionam as atitudes e o comportamento de sua equipe, ou seja, a equipe é um reflexo do dono da empresa.

A forma como o empresário encara e trata as pessoas a sua volta (empregados, clientes, fornecedores etc) e as situações cotidianas, moldam as atitudes e comportamentos de sua equipe.

Mais ainda, as atitudes e comportamentos do empresário atraem os determinados tipos de pessoas que compõem a sua equipe.

Se o empresário tem um conceito negativo sobre o cliente: “Meu cliente é muito exigente…” ou “O cliente só procura o menor preço…” ou “O cliente não sabe o que quer…”, etc, ele passará este conceito, comportamento e atitude para sua equipe e ela agirá em conformidade a isso.

Lembrando mais uma vez que isto não se aplica só aos clientes, mas também o conceito que se tem sobre vendedores, fornecedores, empregados, impostos, dinheiro, etc.

Agora, se ele contratar alguém com um perfil mais adequado ao seu negócio, aquele funcionário que ele sempre quis, adivinhe o que irá acontecer?

Esta pessoa se sentirá angustiada e deslocada e logo sairá da empresa.

Quem acordar para esta realidade e entrar em ação terá seu negócio elevado a um nível muito superior.

Pergunte-se:

– Que tipo de pessoas estou atraindo?

– Se aparecer a pessoa certa, será que vou reconhecê-la?

– Se aparecer a pessoa certa, será que ela vai querer trabalhar comigo?

A alma de qualquer negócio é lidar com pessoas, então se melhore e se desenvolva em primeiro lugar.

Descreva primeiro as características dos membros da equipe que você quer. Depois escreva o que você terá que fazer e a pessoa em que você terá que se transformar para atrair estas pessoas.

Para ter uma grande equipe tem que ser um grande líder, um grande líder atrai grandes pessoas, não precisa procurar.

Está claro que a ideia é simples, mas colocá-la em prática demanda tempo, estudo, testar e medir algumas ações.

O que procuro com este texto é motivá-lo a tomar este caminho.

Vamos?

